-
Arquitetos: Desterro Arquitetos
- Área: 1190 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Lio Simas
-
Fabricantes: Tecverde Engenharia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Edificação residencial do tipo apart-hotel, onde o programa se distribui pelo pavimento subsolo com garagem e acesso principal, pavimento térreo com áreas comuns e comércio, e quatro pavimentos tipo com apartamentos do tipo studio. Implantado em terreno de aclive acentuado, em importante esquina urbana e com condicionantes desafiadoras, o projeto tira partido destas restrições para demonstrar que também em condições complexas se faz viável utilizar um sistema construtivo inovador e industrializado. Com embasamento em concreto armado, e torre estruturada em peças leves de madeira, o resultado é a edificação residencial mais alta da América Latina em light wood framing, com diversas inovações desde sua concepção até sua execução. Em sistema painelizado, teve um tempo total de execução de apenas nove meses.
A ausência de muros nos limites do terreno permite que a edificação se relacione diretamente com a cidade e, além de possibilitar áreas verdes permeáveis, que resultam em gentilezas urbanas e melhorias que beneficiam os moradores e transeuntes da região. Além das áreas verdes para a cidade, são espaços semi-públicos de apropriação e urbanidade que contribuem também para a ventilação e iluminação. Nota-se que foi dada a devida importância para as duas fachadas em contato com a rua, tanto que se conformam dois acessos em níveis distintos para os pedestres, permitindo adequada caminhabilidade e acessibilidade, e distinguindo as áreas privadas e de uso comum. O projeto se integra com a paisagem urbana através do gabarito, das conexões entre acessos e cidade e por meio de um desenho limpo e contemporâneo, caracterizado por esquadrias amplas e floreiras coloridas com vegetação trepadeira. A inovação se dá já a partir do projeto, com equipe multidisciplinar em plataforma BIM (Building Information Modeling). Na execução, o sistema construtivo adotado possibilita uma obra até 4 vezes mais rápida comparada à tradicional, utilizando 4 vezes menos mão de obra. A montagem dos quatro pavimentos tipo, barrilete e reservatório (light wood framing) levou apenas 10 dias com uma equipe de montagem de 14 pessoas no canteiro.
Além da coordenação modular, implantação do bloco e orientação adequada das unidades, o edifício conta com diversos aspectos de eficiência e sustentabilidade. As esquadrias com vidros laminados 3+3 PVB somadas à composição de paredes de Light Wood Framing, com chapa cimentícia, OSB, quadros estruturais e duplo gesso acartonado, garantem isolamento térmico superior a alvenaria tradicional. As paredes entre as unidades possuem manta de lã de rocha e os quadros são contraplacados com chapa estrutural de madeira OSB e duplo gesso acartonado, resultando em 6 camadas com excelente desempenho acústico. O volume total de madeira utilizado na estrutura da edificação de Light wood framing - incluindo paredes, pisos e coberturas - é de aproximadamente 174m³, equivalente à 144 toneladas de CO2 seqüestrados da atmosfera. O método construtivo utilizado permite maior previsibilidade no uso de materiais, redução de resíduos em até 85%, possibilidade de reciclagem ou reutilização dos componentes construtivos utilizados e economia de até 90% de recursos hídricos.